A gravidez é um período de transformação e crescimento, tanto para a mãe quanto para o bebé que está a crescer dentro da barriga. É um momento de grande sensibilidade e cuidado, onde as escolhas diárias podem influenciar o bem-estar da futura mãe e do seu precioso filho. Entre as opções de cuidados naturais, os óleos essenciais têm ganho destaque, mas será que são seguros durante a gravidez?
Primeiro que tudo importa falar sobre o que são óleos essenciais, mas apenas de uma forma resumida, caso tenhas mais interesse neste tema e queiras aprofundar podes sempre fazer o curso online de Aromaterapia.
Óleos essenciais são substâncias naturais extraídas das plantas, contendo compostos voláteis que não apenas capturam as fragrâncias distintas das plantas, mas também contêm propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas para promover o bem-estar físico e emocional.
Quando bem usados são altamente benéficos, quando mal utilizados podem ser muito prejudiciais! Durante a gravidez, a abordagem à sua utilização deve de ser ainda cuidadosa. Alguns óleos essenciais podem conter componentes que, em excesso, podem ser prejudiciais ao desenvolvimento fetal, mas por outro lado, podem ser bastantes úteis e ajudar a passar esta fase da melhor forma possível!
5 óleos essenciais seguros durante a gravidez e as suas aplicações:
Alfazema: É um dos óleos mais versáteis e úteis na gravidez. Pode ser usado para acne, ansiedade, dores, depressão, inchaços, hemorroidas e estrias.
Limão: Também muito útil em casos de ansiedade, gripes e constipações, edemas e inchaços e enjoos matinais. 🍋🍊
Cipreste e Cedro: É um óleo maravilhoso para a circulação e pode ser usado na gravidez para aliviar as pernas cansadas (temos na loja um bálsamo de pernas muito interessante) e é também útil em dores de cabeça, gripes, constipações e hemorroidas
Tea tree: É um antifúngico maravilhoso, por isso pode ser usado na acne, alergias, gripes e constipações e nas hemorroidas.
É importante saber como usar óleos essenciais na gravidez, eles devem de ser sempre diluídos em óleos vegetais e nunca ingeridos, também podem ser usados no difusor! Existem alguns óleos que são proibidos na gravidez, se queres saber mais sobre esta temática podes descarregar o nosso ebook gratuito!
A utilização de óleos essenciais durante a gravidez pode ser uma experiência positiva se for feita com sabedoria e consciência. Ao escolher óleos seguros, praticar métodos de aplicação adequados e, acima de tudo, estudar bem a temática, as futuras mães podem desfrutar dos benefícios aromáticos enquanto cuidam do seu bem-estar e do desenvolvimento saudável dos seus bebés. A gravidez é uma jornada única e preciosa, e cada escolha feita contribui para um ambiente de cuidado e serenidade. 🌈👶